A Rua Barão de Jaguaripe está localizada em Ipanema, no Rio de Janeiro. Ela começa na Avenida Epitácio Pessoa, na altura da Praça Paul Claudel, e termina na Rua Vinicius de Moraes e é paralela a Lagoa Rodrigo de Freitas. A Barão de Jaguaripe é umas das principais vias do bairro e corta as ruas Henrique Dumont, Aníbal de Mendonça, Garcia D’Ávila, Maria Quitéria e Joana Angélica. Tem característica de ser uma rua calma e tranquila, com menos movimentação de carros e pedestres em relação às principais avenidas de Ipanema, Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes.
Em sua grande parte, a Rua Barão de Jaguaripe é formada por casas e edifícios residenciais que misturam arquiteturas antigas e clássicas com as mais modernas e luxuosas do mercado. É bastante estreita, já que é permitido estacionar nos dois lados, e tem muitas árvores em toda sua extensão o que traz um clima mais fresco e agradável para quem caminha em suas calçadas.
O nome da rua é uma homenagem a Francisco Elesbão Pires de Carvalho e Albuquerque que recebeu o título de primeiro Barão de Jaguaripe em 1824.